As drogas não são todas iguais quanto ao seu perigo natural, sendo algumas drogas mais tóxicas . Os factores que levam ao perigo do consumo de drogas são: a droga, o consumidor e o ambiente social que o rodeia. Por vezes a sua família está desorganizada e os "amigos" vivem também no mundo da droga.
A família: Os pais são os primeiros modelos dos filhos. Se os pais são consumidores de drogas os filhos tendem a seguir o exemplo dos pais.
A escola: Os professores funcionam sempre como pais substitutos. O professor é um modelo pelo que não deverá ter comportamentos consumistas.
O grupo de amigos: O adolescente que não tenha família ou escola onde se corrija, procurará ansiosamente a aprovação do grupo de amigos que só o aceita se consumir.
As atividades sociais: A falta de centros recreativos de desporto ou culturais faz com que para muitos jovens a droga seja a única diversão.
O nível socioeconómico: A falta de perspetivas de futuro para os jovens que vivem em bairros da lata é um poderoso incentivo à evasão através da droga.
A comunicação social e a publicidade: O fascínio cultural, representado na comunicação social, pela droga, atrai jovens com interesse em experimentar o risco por novas experiências.