Tratamento

 É preciso entender que o fator mais importante que condiciona o sucesso do tratamento é a própria motivação do toxicodependente para resolver o seu problema. 
Se este toxicodependente desejar resolver o seu problema e deslocar-se a um CAT (Centro de Atendimento a Toxicodependentes), existem poucas possibilidades de sucesso. Os tratamentos nos CAT’s baseiam-se em três processos:Desintoxicação, Reabilitação psicológica e Reinserção social.
 
Desintoxicação: ou ajuda no processo de eliminação do consumo sem sofrer o síndroma de abstinência.
 
Reabilitação psicológicaNão basta que ele deixe de consumir. Aliás, a eliminação do consumo ou desintoxicação é a fase mais fácil do processo; só na reabilitação psicológica é que começa a parte difícil do tratamento. É necessário que o toxicodependente sinta que é capaz e tem razões para viver sem a droga, estimulando e desenvolvendo a sua auto-estima, os seus interesses e as suas capacidades através de diversas actividades e aconselhamento familiar.
 
Reinserção social: é também uma parte difícil do processo. É necessário que o (ex)toxicodependente trabalhe, eventualmente constitua família, e se insira progressivamente em associações ou em actividades integradas no seu meio social.

 

Crie o seu site grátis Webnode